Concluiu-se hoje a assinatura do Protocolo de Institucionalização do Observatório do Setor da Limpeza Industrial (OSLI), previsto na cláusula 54ª do Contrato Coletivo de Trabalho.

O OSLI é constituído por representantes da APFS, do STAD, do SITESE, do SINDETELCO e do SINDCES enquanto organizações representantes da Plataforma de Organizações Sindicais (POS).

A criação desta plataforma comum permite a existência de um diálogo estruturado e permanente, favorecendo um amplo e constante debate sobre a problemática da Limpeza Industrial, particularmente quanto à formulação de propostas concretas que visem o desenvolvimento do setor, mormente em matérias como a sã concorrência, o posicionamento relativo das empresas, a melhoria das condições laborais, a qualidade do emprego, a formação e a igualdade de oportunidades.

O OSLI tem como objetivos:

  1. Acompanhar e estudar a situação económica e social do setor, com vista a identificar e analisar as principais tendências, seja para benefício dos seus membros, seja para sustentar eventuais recomendações ao Governo;
  2. Analisar a evolução das relações laborais no setor e formular propostas ou recomendações;
  3. Acompanhar e identificar as práticas que eventualmente justifiquem a denúncia de irregularidades, quer junto da Administração Pública e das autoridades competentes, quer junto das empresas e organismos em que as mesmas ocorram quer, ainda, junto da sociedade em geral.

A APFS empenhará todos os esforços para que esta plataforma atinja os objetivos definidos, e contribua para credibilizar a nossa atividade.