GUIA PARA A ADJUDICAÇÃO

Através deste guia, a Federação Europeia das Indústrias de Limpeza (EFCI, European Federation of Cleaning Industries) e a UNI Europa têm como objetivo assistir o leitor a compreender como pode incluir e medir a qualidade e aspetos sociais nos seus processos de adjudicação.

Embora a qualidade dos serviços de limpeza seja determinada mediante o valor técnico e capacidade profissional, os aspetos sociais incluem o respeito por convenções coletivas e boas condições de emprego. A qualidade e os aspetos sociais representam os dois lados da mesma moeda. As prováveis consequências de se ignorar estes aspetos serão um clima em que reina a concorrência desleal entre empresas e o dumping social de empregados.

A limpeza é um serviço de mão de obra muito intensiva, onde os custos com a mão de obra contabilizam cerca de 85 % das despesas. Como consequência, os parceiros sociais realçam o facto de que a atribuição de contratos com base meramente em critérios de preço ou custos irá resultar automaticamente em deficiências na qualidade e em práticas ilegais.

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