HISTÓRIA DA APFS

A prestação de serviços de limpeza em Portugal, por empresas da especialidade, só despontou a partir de 1960.

Antes desta data, a actividade era, essencialmente desenvolvida por pequenas firmas artesanais, que não se encontravam dotadas de equipamentos adequados ou meios técnicos próprios.

A partir da década de 60 e 70 começaram a surgir diversas empresas, que se dedicavam em exclusivo à actividade de prestação de serviços de limpeza. Em virtude de o fazerem de forma organizada, ganham dimensão no mercado. São então introduzidos novos métodos de limpeza e de gestão de recursos humanos. Como principais clientes, nesta altura, contam-se os bancos, as seguradoras, os hospitais, as fábricas, as grandes superfícies comerciais e, principalmente, o Sector Público.

A APFS, então denominada AEPSLAS – Associação de Empresas de Prestação de Serviços de Limpeza e Actividades Similares, é criada em 1976, por necessidade da defesa dos interesses das entidades patronais do sector, as quais, nesta altura apresentavam já um número significativo.

A partir daqui entra-se num período de maturação e consolidação do sector, sempre com a Associação na primeira linha de defesa dos interesses dos seus associados, a de promoção do desenvolvimento e melhoria da actividade em geral.

Como corolário deste empenho, logo em 1977, é outorgado o primeiro Contrato Colectivo Vertical do sector.

Continuar a Ler

Logótipo entre 1976 e 2007

Logótipo desde 2007