PLANO DE FORMAÇÃO 2019

A Formação Profissional é reconhecidamente um instrumento de gestão indispensável ao progresso empresarial, contribuindo de forma decisiva para o aumento da produtividade e para a realização profissional dos colaboradores.

As Associações Empresariais têm naturalmente um papel a desempenhar nesta matéria, criando soluções formativas à medida das necessidades dos setores que representam.

A APFS quer assumir esse papel e proporcionar aos seus Associados uma oferta formativa que contribua para um melhor desempenho dos colaboradores das empresas, tornando-as mais competentes, competitivas, e com maior capacidade de adaptação às constantes mudanças dos mercados onde atuam.

O Plano de Formação 2019 pretende dar um contributo para que aquele objetivo seja atingido.

Elaborámos um Plano de Formação que, não sendo muito abrangente, pretende responder às principais necessidades identificadas.

Não se trata de um produto acabado, mas de algo flexível, que poderá ser ajustado em função da realidade observada, podendo estender-se a outras áreas que se revelem importantes ou aprofundar os temas aqui propostos.

As ações de formação poderão decorrer em regime interempresa ou intraempresa.

Em 2018 realizámos ações nos dois regimes.

Sempre que exista um número de formandos que o justifique, a empresa poderá utilizar o regime intraempresa o que permitirá usufruir de uma formação mais à medida das suas necessidades específicas.

Esta é exatamente uma das grandes vantagens deste plano: A capacidade de ajustamento das ações à realidade concreta das nossas empresas.

Contamos, como sempre, com as vossas sugestões.

Organização da Formação.

Metodologia pedagógicas: A metodologia didático-prática a seguir nesta formação será estabelecida através dos métodos expositivos, ativos e demonstrativo, operacionalizados essencialmente através de demonstrações, simulações e estudos de caso.

Metodologia de avaliação: A avaliação da aprendizagem permite verificar durante a ação de formação, a evolução dos formandos ao nível do domínio do conhecimento. Nesta ação será adotada uma avaliação formativa e sumativa.

Formadores: As ações de formação constantes do Plano de Formação 2019 serão asseguradas por três entidades distintas:

  • TÜV Rheinland Portugal
  • PLMJ – Sociedade de Advogados, SP, RL
  • GALILEU
  • FEMÉDICA – Formação E Emergência Médica, Lda
  • ICLE – Instituto de Cultura e Língua Espanhola.

A A TÜV Rheinland Group é uma multinacional de origem Alemã, líder na prestação de serviços de certificação e inspeção técnica.

Com 140 anos de experiência, a TÜV Rheinland Group conta com delegações em 65 países que trabalham para garantir a prestação de serviços técnicos de qualidade. A TÜV Rheinland Portugal tem por objeto a prestação dos seguintes serviços:

  • Certificação de Sistemas de Gestão;
  • Inspeções Técnicas;
  • Certificação de Produtos;
  • Formação e Qualificação.

A TÜV Rheinland Portugal assume a formação profissional como uma condição essencial para o desenvolvimento das competências dos recursos humanos e para o crescimento sustentado das empresas. No âmbito da Formação e Qualificação, a TÜV Rheinland Portugal desenvolve formação presencial e em contexto de trabalho, com cobertura nacional, nas modalidades de formação contínua, formação-ação e formação modular inserida no Catálogo Nacional de Qualificações. A TÜV Rheinland é uma entidade formadora certificada pela DGERT.

A PLMJ – Sociedade de Advogados, SP, RL, é a entidade que presta serviços de assessoria jurídica à APFS e que dispensa apresentações, face ao prestígio nacional e internacional de que disfruta. A PLMJ é uma Sociedade de Advogados líder em Portugal e afirmou-se como uma referência da Advocacia nacional pelo seu dinamismo, capacidade de inovação e qualidade dos seus serviços. A PLMJ é um escritório full-service que aposta na especialização e cobre todas as áreas do Direito. É uma entidade com elevado padrão ético, vocacionada para a prestação de serviços de excelência.

A GALILEU é uma empresa privada de capital nacional especialista em formação.

Foi criada por profissionais da formação nas vertentes da organização, preparação e monitoria de ações de formação, que colaboravam com outras empresas antes de 1991, e decidiram avançar para um projeto inovador baseado na sua experiência acumulada.

Dado que o know-how do núcleo duro fundador incidia essencialmente sobre a área de informática, a GALILEU especializou-se inicialmente nesta área da formação. A vontade de fazer sempre melhor e a procura constante de aperfeiçoamento levou a GALILEU a ser reconhecida a nível nacional como a mais prestigiada empresa de formação a ministrar cursos na área da informática. Tendo consolidado uma imagem de Sucesso e de garantia de retorno de investimento positivo, a GALILEU é o parceiro de formação de milhares de empresas, que fizeram a sua escolha baseada na competência, experiência e na vasta gama de soluções formativas, que lhe confere uma flexibilidade de resposta única às necessidades do Cliente.

A FEMÉDICA nasce em 1997 e foi a primeira empresa em Portugal criada com a finalidade exclusiva do apoio médico a eventos.

A satisfação e reconhecimento de alguns dos seus clientes, pela forma, processo e apresentação dos seus serviços, leva a um pedido de presença constante nos seus espaços, quer pela natureza da sua atividade (centros comerciais, espaços lúdicos, resorts, indústrias, etc) quer por uma crescente preocupação na eficácia e qualidade da resposta em situações de emergência.

Embora tenha desde sempre dedicado parte da sua atividade à formação, é em Setembro de 2009 que estrategicamente se assume como entidade formadora, certificada pela DGERT e acreditada pelo INEM, capacitando-a para a formação, entre outros, de cursos de Desfibrilhação Automática Externa, preparando espaços e pessoas para o uso de desfibrilhadores em espaços de acesso público, devidamente enquadrados nos requisitos da lei.

Já em 2010, tornando-se a primeira empresa privada a lançar em Portugal o curso de Tripulante de Ambulância de Socorro faz nascer aquele que é hoje em dia um dos seus produtos de maior sucesso, quer pelo volume de clientes, quer pelos padrões de exigência e qualidade que a diferenciam: a Academia de Emergência.

Entre 2010 e 2014, na sua variada oferta formativa, a Academia de Emergência forma 5092 pessoas e em resultado de um feedback comum de que as suas temáticas deveriam ser abordadas em contexto escolar, desenvolve e implementa um novo produto exclusivo para o ensino primário em Portugal.

Hoje conta com uma equipa de mais de 300 profissionais entre consultores, formadores, médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de emergência médica (…) dedicados aos seus clientes.

Promovendo um crescimento sustentado, a FEMÉDICA não esquece a sua responsabilidade social e mantém-se líder do ramo na criação de valor de quem serve, através de soluções que promovem a qualidade, a eficácia e a inovação.

A FEMÉDICA é uma Entidade Acreditada pelo INEM para a formação em Emergência Médica.

O ICLE – Instituto de Cultura e Língua Española nasce em 2008 em Lisboa, para dar resposta às necessidades comunicativas entre Espanha e Portugal.

 Em 2013, o nosso projeto cresce com a abertura de uma nova sucursal no Rio de Janeiro.

O seguinte passo leva-nos à integração de una área complementar, com a nossa Consultora de Comercio Exterior especializada em dar apoio estratégico e comercial a empresas com interesses operacionais entre Espanha, Portugal e Brasil. ICLE – Investimentos está composta por uma equipa de recursos humanos altamente qualificado e com uma ampla experiência dentro do setor.

 Até ao momento, a melhor garantia do nosso trabalho é demostrada pela continuidade dos nossos clientes.

Desde o princípio e até hoje, continuamos trabalhando com importantes instituições portuguesas, empresas e multinacionais, que nunca deixaram de confiar em nós.

Material Didático: A documentação de apoio às ações formativas será entregue aos formandos em formato papel. Quando aplicável poderão ser disponibilizadas normas como documentos de trabalho que serão recolhidas no final das ações formativas.

Locais de Realização: As ações de formação vão decorrer em dois locais:

Lisboa:

  • União de Associações de Comércio e Serviços – UACS
  • Rua Castilho, Nº14
  • 1250-066 Lisboa

Porto:

  • Associação de Comerciantes do Porto – ACP
  • Avenida de Rodrigues de Freitas, Nº200
  • 400-416 Porto

Formação Intraempresa: Desde que disponha de condições para tal, a empresa Associada pode solicitar a realização das ações nas suas instalações.

Formação Informática: As formações serão realizadas na sede da Galileu na Rua Dr. Eduardo Neves nº3, 1050-077 Lisboa

Certificados de Frequência ou Formação Profissional: Emissão de Certificado de formação profissional, através da plataforma SIGO, de acordo com a Portaria n.º474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada na Caderneta de competências do formando.

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Liderança

Team Leadership: Liderar e motivar equipas.

Destinatários: Coordenadores Operacionais.

Objetivos Gerais: Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos que permitem identificar fatores críticos de sucesso na liderança e motivação de equipas.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Compreender os estilos de pensamento do líder;
  • Identificar o papel da liderança na organização e na equipa;
  • Distinguir os conceitos de Leadership, Autoridade, Influência e Poder;
  • Utilizar o modelo de liderança de equipas de acordo com a abordagem funcional da liderança;
  • Definir motivação e conhecer os seus fatores críticos;
  • Refletir sobre a sua própria experiência como Líder e sobre a forma adotada na tomada de decisões;
  • Dominar técnicas de motivação dos elementos da equipa;
  • Conhecer a mecânica e dinâmica das equipas.

Conteúdo Programático A Liderança:

  • O papel do líder;
  • As suas competências chave;
  • Estilos de pensamento do líder;
  • A Liderança funcional;
  • O papel da liderança na organização e na equipa;
  • Funções do líder;
  • Liderar VS Gerir;
  • Comunicação eficaz e empatia do líder;
  • Delegação;
  • A Liderança e Tomada de Decisão
  • Tipos de tomada de decisão;
  • Tipos de atitudes na decisão de planeamento.
  • A Motivação do Líder para a Equipa
  • Tipos de Motivação;
  • Fatores de motivação e desmotivação das equipas;
  • A comunicação;
  • Avaliação e coaching dos colaboradores.

 Carga Horária: 8 Horas

Negociação: ultrapassar conflitos e negociar soluções.

Destinatários: Coordenadores Operacionais.

Objetivos GeraisEste curso pretende dotar os participantes de técnicas de negociação e resolução de conflitos.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas;
  • Construir uma relação de confiança durante o processo negocial;
  • Conduzir um processo de negociação e encontrar soluções vantajosas para ambas as partes.
  • Fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito.

Conteúdo Programático:

  • A dinâmica relacional em situações de conflito
  • Os tipos de conflito nas organizações;
  • As relações de poder e o seu impacto na dinâmica relacional;
  • A comunicação ineficaz como fator de conflito;
  • As relações de força: atitudes de ataque e de defesa.
  • Identificar os estilos pessoais nas situações de conflito
  • Os conflitos-Autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos;
  • Os comportamentos chave e os meios práticos para reforçar uma atitude de base positiva;
  • Bloqueios pessoais.
  • Desenvolver as atitudes e comportamentos que facilitem a resolução dos conflitos
  • Fases do desenvolvimento dos conflitos:
  • Da perceção de incompatibilidade à busca das soluções.
  • Construir e manter um clima de confiança:
  • Utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos.
  • Atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação.
  • A negociação como forma positiva de resolução de conflitos
  • Situações de negociação na resolução de conflitos;
  • Negociar ou não negociar;
  • Principais estratégias de negociação: estratégia integrativa e distributiva;
  • Avaliar a relação de poder na negociação: poder expresso, poder real, poder percebido.

Atuar nas várias fases de negociação Carga Horária: 8 Horas

Gerir e Motivar Equipas.

Destinatários: Supervisores.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Compreender os estilos de pensamento do líder;
  • Identificar o papel da liderança na organização e na equipa;
  • Definir motivação e conhecer os seus fatores críticos;
  • Dominar técnicas de motivação dos elementos da equipa;
  • Conhecer a mecânica e dinâmica das equipas.

Conteúdo Programático: A Liderança

  • O papel do líder de sucesso;
  • Suas competências chave;
  • Estilos de pensamento do líder;
  • A Liderança Situacional;
  • O papel da liderança na organização e na equipa;
  • Funções do líder;
  • Liderar VS Gerir;
  • Comunicação eficaz e empatia do líder.

A Liderança e Tomada de Decisão

  • Tipos de tomada de decisão;
  • Tipos de atitudes na decisão de planeamento.

A Motivação do Líder para a Equipa

  • Tipos de Motivação;
  • Fatores de motivação e desmotivação;
  • Técnicas de motivação individual / grupo.

Carga Horária: 4 Horas

Gestão Operacional

Organização, Planeamento e Controlo de Projetos/Operações.

Destinatários: Diretores e Coordenadores Operacionais.

Objetivos Gerais: Este curso visa dotar os participantes de competências na área do planeamento e organização na gestão de projetos.  

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Identificar as competências necessárias para gerir eficazmente um projeto;
  • Definir os vários aspetos de um projeto/operações;
  • Definir e gerir âmbito, problemas, comunicação e riscos num projeto/operações;
  • Adotar uma forma de trabalho orientada para o planeamento;
  • Construir e gerir um cronograma de atividades e um orçamento apropriados;
  • Identificar as métricas adequadas para uma avaliação objetiva desempenho do projeto/operações.

Conteúdo Programático:  Conceitos fundamentais

  • O gestor do projeto.
  • A gestão de projeto:
    • Projeto e a equipa;
    • Classificação do projeto – Variáveis;
    • Envolvente do projeto e suas componentes;
    • Recursos – pessoas e tarefas

Planeamento e orçamento do projeto/operações

  • Fases do planeamento;
  • Ciclo de vida de um projeto;
  • Gestão do planeamento;
  • Orçamentação e controlo de

Desperdiçadores – Como eliminar

  • Nível Logístico / Integração;
  • Nível do Controlo;
  • Nível do Planeamento;
  • Nível da Gestão.
  • Resolução de

Gestão da comunicação e dos riscos

  • Comunicação;
  • Gestão da informação;
  • Riscos da má comunicação.

Gestão da equipa do projeto/operações

  • Gestão de equipas;
  • Delegação.

Gestão da qualidade e das métricas do projeto/operações

Carga Horária: 14 Horas

Recrutamento, Seleção e Integração de Colaboradores.

Destinatários: Supervisores.

Objetivos Gerais: Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos dos principais conceitos e técnicas de recrutamento, seleção e integração de novos colaboradores.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Conhecer as várias etapas e metodologias envolvidas no processo de recrutamento e seleção;
  • Identificar as fontes de recrutamento;
  • Definir um perfil de competências;
  • Reconhecer e identificar estratégias eficazes de recrutamento;
  • Definir e aplicar diversos instrumentos de avaliação de candidatos;
  • Reconhecer os fatores subjacentes ao processo de tomada de decisão;
  • Saber selecionar o candidato indicado para a função;
  • Elaborar um plano de acolhimento;
  • Definir estratégias de integração congruentes com a cultura organizacional.

Conteúdo Programático: Introdução ao recrutamento

  • Recrutamento e Seleção;
  • A descrição e análise de funções.

Fontes de Recrutamento

  • Definição do perfil;
  • Meios e recursos utilizados;
  • Vantagens e desvantagens.

Entrevistas

  • Tipos de entrevistas;
  • Tipos de questionários;
  • Tipos de questões;
  • O guião de entrevista de seleção;
  • Métodos de avaliação dos candidatos;
  • Processo de tomada de decisão.

Integração de Colaboradores

  • Processo de integração e acolhimento de novos colaboradores;
  • Plano e manual de acolhimento.

Carga Horária: 8 Horas

Metodologias da Formação.

Destinatários: Supervisores.

Objetivos Gerais: Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos básicos das metodologias de formação, bem como técnicas e saberes.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Identificar e caraterizar os métodos pedagógicos mais utilizados- Tipologia e regras;
  • Identificar as vantagens e desvantagens da aplicação dos diferentes métodos pedagógicos;
  • Saber qual o método e técnica pedagógica mais adequada ao público-alvo e ao contexto.

Conteúdo Programático: O Formador da equipa

  • Perfil e suas competências;
  • A comunicação direta.

O Método

  • Métodos pedagógicos;
  • Tipos de métodos;
  • Vantagens e desvantagens dos métodos.

A Técnica

  • Técnicas pedagógicas;
  • Dinamização das metodologias pedagógicas.

Saberes aplicados a formação

  • 3 Saberes.

Carga Horária: 4 Horas

Gestão do Tempo.

Destinatários: Supervisores

Objetivos Gerais: Este curso pretende dotar os participantes de técnicas e ferramentas para melhor gerir e interpretar o fator tempo, assim como, conhecimentos dos principais princípios de gestão de tempo e organização.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Saber organizar as suas tarefas;
  • Identificar quais as ferramentas para melhor gerir o tempo;
  • Planificar a atividade em função de objetivos;
  • Saber delegar tarefas críticas;
  • Distinguir tarefas urgentes e importantes;
  • Saber gerir as emoções nos imprevistos.

Conteúdos Programáticos: Princípios da gestão do tempo

  • Tempo como recurso;
  • Controlar o seu tempo;
  • Benefícios de uma melhor utilização do tempo;
  • Principio 80/20.

Técnicas de gestão de tempo

  • Planeamento – Instrumentos de auxílio;
  • Desperdiçadores de tempo – Tipos;
  • Definição de objetivos;
  • Ferramentas de gestão de prioridades.

Competências de gestão de tempo

  • Simplificação do trabalho;
  • Delegação de tarefas;
  • Gerir emoções: gestão de imprevistos e stress.

Plano de ação

  • Princípios básicos de delegação;
  • Reuniões: Sim ou Não?

Carga Horária: 4 Horas

Relação Cliente e Gestão de Conflitos.

Destinatários: Supervisores.

Objetivos Gerais: Este curso visa dotar os participantes de competências na área da relação com o cliente. Nomeadamente aperfeiçoar os conhecimentos e as atitudes mais adequadas na relação comercial.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Identificar comportamentos e atitudes face ao cliente;
  • Identificar estratégias de comunicação a adotar no relacionamento com o cliente;
  • Reconhecer os elementos essenciais para um serviço de qualidade;
  • Saber identificar as necessidades básicas do cliente a aplicar em cada fase do relacionamento;
  • Relacionar o conflito com as oportunidades;
  • Distinguir diferentes tipos de conflito;

Conteúdo Programático: Relação Cliente

  • Componente Técnica;
  • Componente Relacional;
  • Tipologia de Cliente.

A Comunicação com o Cliente

  • Linguagem adequada;
  • Escuta ativa;
  • Empatia;
  • Reformulação / Feedback;
  • Questões Inteligentes.

Necessidades básicas do cliente

  • Quatro Necessidades básicas;
  • Quatro pontos essenciais para a qualidade na relação com o cliente.

Gestão de Conflitos

  • O Conflito;
  • Causas do Conflito;
  • Tipos de Conflito;
  • Vantagens e Desvantagens do Conflito;
  • Diferentes estilos de gestão de conflito;
  • O conflito como janela de oportunidades.

Carga Horária: 4 Horas

Gestão Comercial

Técnicas Comerciais

Destinatários: Comerciais.

Objetivos Gerais: Desenvolvimento de competências comerciais e comunicacionais de forma a aumentar a eficiência e a otimização do trabalho.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Identificar os estilos de influência
  • Influenciar de forma construtiva, contornando atitudes defensivas e bloqueadoras
  • Apresentar pontos de vista polémicos e defender as suas ideias
  • Utilizar técnicas de argumentação em diferentes contextos profissionais
  • Aplicar técnicas de negociação
  • Conduzir um processo de negociação e encontra soluções vantajosas para ambas as partes.

Conteúdo Programático:  O que é Negociar:

  • Conceito de mediação, conciliação e negociação
  • As competências do negociador
  • A ética nas negociações
  • Qualidades de um bom negociador
  • Métodos de negociação
  • O poder da influência.
  • A Persuasão:
  • As perguntas: Técnicas de abordagem e de controlo de diálogo
  • Conduzir o interlocutor pelo poder persuasivo das questões
  • Reformulação
  • Argumentação positiva e argumentos de pressão.

A Comunicação na Negociação:

  • Tipos de Comunicação
  • A Importância da Perceção
  • Como interpretar a expressão facial de um Fornecedor/Cliente
  • Como interpretar a linguagem corporal.

Negociação de sucesso:

  • Etapas
  • Argumentos
  • Flexibilidade
  • Criatividade
  • Impasses
  • Acordos
  • Objeções
  • Relacionamento

Carga Horária: 8 Horas

Jurídica

Despedimento Disciplinar e Processo Disciplinar

Destinatários: Responsáveis e Técnicos de Recursos Humanos, Chefias, Supervisores e Administrativos.

Objetivos Gerais: Apreensão de conceitos básicos relacionados com o exercício do poder disciplinar e com a marcha do procedimento disciplinar.

Objetivos Específicos: No final do curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Identificar comportamentos disciplinarmente relevantes;
  • Transmitir eventos disciplinarmente relevantes;
  • Compreender as diferentes fases do procedimento disciplinar;
  • Evitar irregularidades na tramitação do procedimento disciplinar;
  • Avaliar o risco associado ao exercício do poder disciplinar.

Conteúdo Programático:

  • O fundamento do poder disciplinar;
  • O exercício legítimo do poder disciplinar;
  • A infração disciplinar;
  • A tramitação do procedimento disciplinar;
  • A impugnação do despedimento disciplinar

Carga Horária: 4 Horas.

Informática

Excel Iniciado

Destinatários: Todos os utilizadores de computadores interessados em utilizar o suporte informático para a gestão de tabelas e criação de gráficos.

Descrição do Curso: Introdução ao Excel 2016. Conhecer e aprender a trabalhar com a aplicação. Criação de relatórios: Dados, Cálculos e Gráficos.

Objetivos: Familiarizar os formandos com a folha de cálculo e a elaboração de tabelas, fórmulas e gráficos. Fornecer as bases para permitir uma evolução consistente para uma utilização avançada.

Pré-requisitos: Conhecimentos do Windows na ótica do utilizador

Conteúdo Programático: Introdução:

  • Interface do Excel: Descrição e Personalização. Funcionalidade “Onde Está?”. Estrutura de uma folha de cálculo: linhas, colunas e células. O conceito de Livro. A criação de um ficheiro, abertura de um ficheiro já existente e gravação. Iniciação rápida – Modelos. Introdução de dados.

Trabalhar com células:

  • Reconhecer os possíveis conteúdos de uma célula. Selecionar, dimensionar, inserir, eliminar células, linhas e colunas. Editar e eliminar conteúdo. Copiar, cortar e colar conteúdos. Inserir, editar e remover comentários. Preencher colunas de dados num ápice. Criação de Séries e Listas Personalizadas.

Formatação gráfica de células:

  • Os contornos das células, a cor de fundo, o tipo de letra, estilo e tamanho, sublinhado e efeitos, o alinhamento vertical, horizontal e a orientação. Formatação numérica.
  • Fórmulas
  • Endereços relativos, absolutos e mistos, exposição dos operadores aritméticos, fórmulas, funções. Criação de cálculos entre folhas e ficheiros.

Impressão:

  • Configuração de página; pré-visualização e impressão. Vistas de Livro.

Gráficos:

  • Tipos de gráficos, criação de gráficos 2 e 3D. Gráficos Recomendados. Formatação. Novas funcionalidades dos gráficos e novos tipos de Gráficos. Gráficos Sparkline.

Carga Horária:  14 horas

Excel Intermédio

Destinatários: Todos os utilizadores de computadores interessados em utilizar o suporte informático para a gestão de tabelas e criação de gráficos.

Objetivos: Familiarizar os formandos com algumas funcionalidades mais avançadas na edição e gestão de dados em folhas de cálculo.

Pré-requisitos: Ter frequentado o curso de ‘Microsoft Excel 2016 – Operação’ ou ter conhecimentos equivalentes

Metodologia Pedagógica: Sessões mistas de teoria e prática demonstrada, com descrição dos assuntos pelo formador. Intervenção dos participantes, com esclarecimento por demonstração e experimentação. Exercícios e simulação de situações práticas com resoluções propostas. Utilização da Ajuda (Help) na pesquisa de conteúdos específicos.

Conteúdo Programático: Fórmulas (Criação de funções):

  • Expressões de Cálculo. Referências Relativas e Absolutas. Criação de Nomes. Tabelas do Excel. Utilização de Funções Predefinidas – Agregação condicional, Texto, Lógicas, Data e Hora, Consulta e Referência.

 Gestão de Dados (Gestão de dados em tabelas):

  • Ordenação de Dados por Registo, Cor ou Símbolo. Utilização do Filtro Automático. Utilização de Hiperligações entre folhas, livros e ficheiros. Criação de Formatos Condicionais. Validação de Dados. Gráficos Sparkline.

Introdução a Tabelas Dinâmicas (Análise de Dados em Tabelas Dinâmicas):

  • Criação e Formatação de Tabelas Dinâmicas. Análise de Dados em Tabelas Dinâmicas. Utilização de Segmentação de Dados para filtrar tabelas dinâmicas.

Revisão (Revisão geral do livro):

  • Verificação de erros no livro. Criação e Edição de Comentários. Registo de Alterações.

Inserir Objetos (Inserção e Edição de Objetos gráficos):

  • Criação, Edição e Formatação de Gráficos. Inserção e formatação de Ilustrações. Alterar a disposição de objetos.

Carga Horária:  14 horas

Excel Avançado

Destinatários: Utilizadores de Excel interessados em explorar as capacidades avançadas deste produto. Trabalhar com modelos. Proteção. Funções que facilitam o relacionamento da informação. Ferramentas que simplificam o trabalho com tabelas com muita informação.

Objetivos: Dar aos participantes um conjunto de conhecimentos mais aprofundados do Excel. Apresentar soluções flexíveis quanto ao modo como se gere um trabalho a efetuar. Utilizar comandos que se aplicam a operações de tratamento de tipos de dados específicos. Recorrer a funções pré-definidas para executar tarefas que incidam sobre conjuntos de dados. Utilizar as facilidades avançadas do Excel no que respeita à gestão de ficheiros e explorar mais profundamente as facilidades de ligação de múltiplas folhas.

Pré-requisitos: Ter frequentado o curso de ‘Microsoft Excel 2016 – Operação’ ou ter conhecimentos equivalentes.

Conteúdo Programático: Formatação de Células:

  • Formatar como Tabela. Formatação Condicional. Validação de Dados. Formatações Personalizadas.

Gestão de documentos:

  • Criação de modelos e proteção de documentos. Nomes de Células.

Funções Avançadas:

  • Funções de Procura e Referência, funções de Lógica, funções Financeiras e Subtotais, funções de Data e Hora, Funções de Texto.

Importação de Ficheiros:

  • Importação de ficheiros de outras aplicações. Gestão das ligações do livro.

Organização de dados:

  • Ordenação de dados. Filtros automáticos e avançados. Segmentação de dados. Criação de Subtotais.

PivotTables:

  • Seleção de dados para criação de tabelas, tabelas recomendadas. Formatar e personalizar as tabelas.

Ferramentas de Previsão:

  • Atingir Objetivo [Goal Seek], Gestão de Cenários [Scenario Manager] e Folha de Previsões [Forecast Sheet].

Desenvolvimento de Funções:

  • Criação e edição de Macros.

Carga Horária:  21 horas

Higiene e Segurança no Trabalho

Primeiros Socorros

Destinatários: O Curso destina-se ao público em geral que pretenda adquirir conhecimentos-chave na área do socorrismo para poderem estar preparados para lidar com as pequenas emergências do dia-adia.

Objetivos: No final da formação, os formandos deverão saber identificar situações de lesão ou doença súbita, realizando corretamente técnicas de socorrismo básico (incluindo manobras de SBV), colaborando, sempre que necessário, com as equipas de socorrismo ou emergência médica; Realizar corretamente manobras de Suporte Básico de Vida, numa vítima em paragem cardiorrespiratório e por fim aplicar os procedimentos adequados à prestação de Primeiros Socorros básicos.

Conteúdo Programático:

Módulo I – Suporte Básico de Vida Adulto

  • Suporte Básico de Vida Adulto
  • Demonstração do algoritmo de SBV (4 passos)
  • Banca Prática I
  • Suporte Básico de Vida
  • Demonstração de PLS
  • Posição Lateral de Segurança
  • Banca Prática II
  • SBV (1 reanimador)
  • Banca Prática III
  • SBV (1 reanimador)
  • Banca Prática IV
  • Demonstração do algoritmo DVA
  • Desobstrução da via aérea

 Módulo II – Primeiros Socorros

  • Constituição do Kit de Primeiros Socorros
  • Essencial Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano
  • Avaliação Básica da Vítima
  • Essencial Emergências Médicas
  • Essencial de Traumas e Lesões

 Carga Horária:  7 horas

Primeiros Socorros Avançado

Destinatários: O Curso destina-se ao público em geral que pretenda adquirir conhecimentos mais aprofundados na área do socorrismo. É especialmente indicado para todos os que fazem parte das equipas de primeira intervenção dos locais de trabalho que procuram uma forte componente prática na área do socorrismo.

Objetivos: No final da formação, os formandos deverão saber identificar  situações de lesão ou doença súbita, realizando corretamente técnicas de socorrismo, incluindo manobras de SBV (no caso de uma vítima em paragem cardiorrespiratória); Realizar corretamente manobras de Suporte Básico de Vida, numa vítima em paragem cardiorrespiratória; Aplicar os procedimentos adequados à prestação de Primeiros Socorros; Implementar corretamente as técnicas e procedimentos associados aos traumatismos e lesões.

Conteúdo Programático:

 Módulos/Conteúdos Programáticos Duração

  • Módulo I – Suporte Básico de Vida Adulto
  • Suporte Básico de Vida Adulto
  • Demonstração do algoritmo de SBV (4 passos)
  • Banca Prática I
  • Suporte Básico de Vida
  • Demonstração de PLS
  • Posição Lateral de Segurança
  • Banca Prática II
  • SBV (1 reanimador)
  • Banca Prática III
  • SBV (1 reanimador)
  • Banca Prática IV
  • Demonstração do algoritmo DVA
  • Desobstrução da via aérea

Módulo II – Primeiros Socorros

  • Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano
  • Constituição do Kit de Primeiros Socorros
  • Avaliação Básica da Vítima
  • Banca Prática V
  • Avaliação da Vítima
  • Emergências Médicas
  • Banca Prática VI
  • Emergências Médicas
  • Traumatismos e lesões
  • Banca Prática VII
  • Controlo de hemorragia, limpeza e desinfeção de feridas
  • Banca Prática VIII
  • Imobilizações de membros I
  • Dispositivos de Imobilização I
  • Banca Prática IX
  • Imobilizações I
  • Dispositivos de Imobilização II
  • Banca Prática X
  • Imobilizações II
  • Dispositivos de Imobilização III
  • Banca Prática XI
  • Imobilizações III
  • Teste teórico

Carga Horária:  14 horas

Línguas

Nível Inicial

Destinatários: O Curso destina-se ao público em geral que pretenda aprender a língua Espanhola.

Objetivos: Ser capaz de compreender frases e expressões de uso frequente relacionadas com áreas de experiência que lhe são especialmente relevantes. Saber comunicar na hora de levar a cabo tarefas simples e quotidianas que não requeiram mais do que simples e diretas de informação sobre questões que lhe são conhecidas ou habituais. Sabe descrever com simples aspetos do seu passado, assim como questões relacionadas com as suas necessidades imediatas.

Conteúdo Programático: Curso de nível A2. Devido à sua extensão, pedimos a todos os interessados que contactem a APFS de modo à obtenção do programa.

 Carga Horária:  40 horas

Nível Intermédio

Destinatários: O Curso destina-se ao público em geral que pretenda melhorar competências sobre a língua Espanhola.

Objetivos B1: Ser capaz de compreender os pontos principais de textos claros e em linguagem normal tratar questões familiares, seja em situações de trabalho, de estudo ou de lazer. Permite enfrentar a maior parte das situações que podem surgir durante uma viagem. Ser capaz de produzir textos simples e coerentes sobre temas que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências, acontecimentos, assim como justificar brevemente as suas opiniões ou explica-las.

Objetivos B2: Ser capaz de entender as ideias principais de textos complexos que tratem de assuntos quer concretos quer abstratos, mesmo que sejam de caráter técnico sempre que estejam dentro do seu campo de especialização. Pode relacionar-se com pessoas nativas com um grau suficiente de fluidez e naturalidade de modo que a comunicação se realize sem esforço por parte de nenhum dos interlocutores. Pode produzir textos claros e detalhados sobre assuntos diversos assim como defender um ponto de vista sobre temas gerais.

Conteúdo Programático: Curso de nível B1 e B2. Devido à sua extensão, pedimos a todos os interessados que contactem a APFS de modo à obtenção do programa.

 Carga Horária:  40 horas

Nível Avançado

Destinatários: O Curso destina-se ao público em geral que pretenda melhorar competências sobre a língua Espanhola.

Objetivos C1: Ser capaz de compreender uma ampla variedade de textos extensos e com certo nível de exigência, assim como reconhecer neles os sentidos implícitos. Sabe expressar-se de forma fluída e espontânea sem mostras muito evidentes de esforço para encontrar a expressão adequada. Pode fazer um uso flexível e efetivo da língua para fim sociais, académicos e profissionais. Pode produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre assuntos de certa complexidade, mostrando um uso correto dos mecanismos de organização, articulação e coesão do texto.

Objetivos C2: Ser capaz de compreender com facilidade praticamente todo o que ouve ou lê. Sabe reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, sejam na língua falada ou escrita, e presentá-los de maneira coerente e resumida. Pode expressar-se espontaneamente, com grande fluidez e com uma precisão que lhe permita identificar pequenas variações de significado incluídas em situações de maior complexidade.

Conteúdo Programático: Curso de nível C1 e C2. Devido à sua extensão, pedimos a todos os interessados que contactem a APFS de modo à obtenção do programa.

 Carga Horária:  40 horas

Calendário e Preços

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