PLANO DE FORMAÇÃO 2018

A formação profissional é reconhecidamente um instrumento de gestão indispensável ao progresso empresarial, contribuindo de forma decisiva para o aumento da produtividade e para a realização profissional dos colaboradores.

As Associações Empresariais têm naturalmente um papel a desempenhar nesta matéria, criando soluções formativas à medida das necessidades dos setores que representam.

A APFS quer assumir esse papel e proporcionar aos seus Associados uma oferta formativa que contribua para um melhor desempenho dos colaboradores das empresas, tornando-as mais competentes, competitivas, e com maior capacidade de adaptação às constantes mudanças dos mercados onde atuam.

O Plano de Formação 2018 pretende dar um contributo para que aquele objetivo seja atingido.

A APFS realizou uma consulta aos Associados através de inquérito, no sentido de perceber as principais necessidades de formação evidenciadas.

Elaborámos um Plano de Formação que, não sendo muito abrangente, pretende responder às principais necessidades identificadas. Não se trata de um produto acabado mas de algo flexível, que poderá ser ajustado em função da realidade observada, podendo estender-se a outras áreas que se revelem importantes ou aprofundar os temas aqui propostos.

Esta é exatamente uma das grandes vantagens deste plano: A capacidade de ajustamento das ações à realidade concreta das nossas empresas.

Contamos, como sempre, com as vossas sugestões.

Organização da Formação.

Metodologia pedagógicas: A metodologia didático-prática a seguir nesta formação será estabelecida através dos métodos expositivos, ativos e demonstrativo, operacionalizados essencialmente através de demonstrações, simulações e estudos de caso.

Metodologia de avaliação: A avaliação da aprendizagem permite verificar durante a ação de formação, a evolução dos formandos ao nível do domínio do conhecimento. Nesta ação será adotada uma avaliação formativa e sumativa.

Formadores: As ações de formação constantes do Plano de Formação 2018 serão asseguradas por três entidades distintas:

  • Área de Gestão: TÜV Rheinland Portugal
  • Área Jurídica: PLMJ – Sociedade de Advogados, SP, RL.
  • Área de Segurança e Saúde no Trabalho: STA – Saúde, Trabalho e Ambiente, Ld

A A TÜV Rheinland Group é uma multinacional de origem Alemã, líder na prestação de serviços de certificação e inspeção técnica. Com 140 anos de experiência, a TÜV Rheinland Group conta com delegações em 65 países que trabalham para garantir a prestação de serviços técnicos de qualidade. A TÜV Rheinland Portugal tem por objeto a prestação dos seguintes serviços:

  • Certificação de Sistemas de Gestão;
  • Inspeções Técnicas;
  • Certificação de Produtos;
  • Formação e Qualificação.

A TÜV Rheinland Portugal assume a formação profissional como uma condição essencial para o desenvolvimento das competências dos recursos humanos e para o crescimento sustentado das empresas. No âmbito da Formação e Qualificação, a TÜV Rheinland Portugal desenvolve formação presencial e em contexto de trabalho, com cobertura nacional, nas modalidades de formação contínua, formação-ação e formação modular inserida no Catálogo Nacional de Qualificações. A TÜV Rheinland é uma entidade formadora certificada pela DGERT.

A PLMJ – Sociedade de Advogados, SP, RL, é a entidade que presta serviços de assessoria jurídica à APFS e que dispensa apresentações, face ao prestígio nacional e internacional de que disfruta. A PLMJ é uma Sociedade de Advogados líder em Portugal e afirmou-se como uma referência da Advocacia nacional pelo seu dinamismo, capacidade de inovação e qualidade dos seus serviços. A PLMJ é um escritório full-service que aposta na especialização e cobre todas as áreas do Direito. É uma entidade com elevado padrão ético, vocacionada para a prestação de serviços de excelência.

A STA– Saúde, Trabalho e Ambiente, Ldª é uma empresa prestadora de serviços na área da Saúde Ocupacional, nomeadamente Medicina do Trabalho, Medicina Curativa e Segurança do Trabalho, que iniciou a sua actividade em 1992. A STA é uma entidade formadora certificada pela DGERT para as áreas de Tecnologia e proteção do Ambiente, Proteção de pessoas e bens e Segurança e higiene no trabalho. A STA assinou um protocolo com a APFS para prestação de serviços de medicina do trabalho.

Material Didático: A documentação de apoio às ações formativas será entregue aos formandos em formato papel. Quando aplicável poderão ser disponibilizadas normas como documentos de trabalho que serão recolhidas no final das ações formativas.

Locais de Realização: As ações de formação vão decorrer em dois locais:

Lisboa:

  • União de Associações de Comércio e Serviços – UACS
  • Rua Castilho, Nº14
  • 1250-066 Lisboa

Porto:

  • Associação de Comerciantes do Porto – ACP
  • Avenida de Rodrigues de Freitas, Nº200
  • 400-416 Porto

Certificados de Frequência ou Formação Profissional: Emissão de Certificado de formação profissional, através da plataforma SIGO, de acordo com a Portaria n.º474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada na Caderneta de competências do formando.

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Direção e Coordenação Operacional

Organização, Planeamento e Controlo de Projetos/Operações.
Destinatários: Direção e Coordenação Operacional.

Objetivos Gerais: Este curso visa dotar os participantes de competências na área do planeamento e organização na gestão de projetos.  

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Identificar as competências necessárias para gerir eficazmente um projeto;
  • Definir os vários aspetos de um projeto/operações;
  • Definir e gerir âmbito, problemas, comunicação e riscos num projeto/operações;
  • Adotar uma forma de trabalho orientada para o planeamento;
  • Construir e gerir um cronograma de atividades e um orçamento apropriados;
  • Identificar as   métricas   adequadas para   uma   avaliação    objetiva desempenho do projeto/operações.

Conteúdo Programático: 

Conceitos fundamentais

  • O gestor do projeto.
  • A gestão de projeto:
    • Projeto e a equipa;
    • Classificação do projeto – Variáveis;
    • Envolvente do projeto e suas componentes;
    • Recursos – pessoas e tarefas

Planeamento e orçamento do projeto/operações

  • Fases do planeamento;
  • Ciclo de vida de um projeto;
  • Gestão do planeamento;
  • Orçamentação e controlo de

Desperdiçadores – Como eliminar

  • Nível Logístico / Integração;
  • Nível do Controlo;
  • Nível do Planeamento;
  • Nível da Gestão.
  • Resolução de

Gestão da comunicação e dos riscos

  • Comunicação;
  • Gestão da informação;
  • Riscos da má comunicação.

Gestão da equipa do projeto/operações

  • Gestão de equipas;
  • Delegação.

 Gestão da qualidade e das métricas do projeto/operações  

Carga Horária: 14 Horas

Area de Formação: 347 – Enquadramento na organização/empresa

Team Leadership: Liderar e motivar equipas.
Destinatários: Direção e Coordenação Operacional.

Objetivos Gerais: Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos que permitem identificar fatores críticos de sucesso na liderança e motivação de equipas.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Compreender os estilos de pensamento do líder;
  • Identificar o papel da liderança na organização e na equipa;
  • Distinguir os conceitos de Leadership, Autoridade, Influência e Poder;
  • Utilizar o modelo de liderança de equipas de acordo com a abordagem funcional da liderança;
  • Definir motivação e conhecer os seus fatores críticos;
  • Refletir sobre a sua própria experiência como Líder e sobre a forma adotada na tomada de decisões;
  • Dominar técnicas de motivação dos elementos da equipa;
  • Conhecer a mecânica e dinâmica das equipas.

Conteúdo Programático

A Liderança:

  • O papel do líder;
  • As suas competências chave;
  • Estilos de pensamento do líder;
  • A Liderança funcional;
  • O papel da liderança na organização e na equipa;
  • Funções do líder;
  • Liderar VS Gerir;
  • Comunicação eficaz e empatia do líder;
  • Delegação;
  • A Liderança e Tomada de Decisão
  • Tipos de tomada de decisão;
  • Tipos de atitudes na decisão de planeamento.
  • A Motivação do Líder para a Equipa
  • Tipos de Motivação;
  • Fatores de motivação e desmotivação das equipas;
  • A comunicação;
  • Avaliação e coaching dos colaboradores.

 Carga Horária: 8 Horas

Área de Formação: 090- Desenvolvimento Pessoal

Negociação: ultrapassar conflitos e negociar soluções.
Destinatários: Direção e Coordenação Operacional.

Objetivos Gerais: Este curso pretende dotar os participantes de técnicas de negociação e resolução de conflitos.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas;
  • Construir uma relação de confiança durante o processo negocial;
  • Conduzir um processo de negociação e encontrar soluções vantajosas para ambas as partes.
  • Fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito.

Conteúdo Programático:

  • A dinâmica relacional em situações de conflito
  • Os tipos de conflito nas organizações;
  • As relações de poder e o seu impacto na dinâmica relacional;
  • A comunicação ineficaz como fator de conflito;
  • As relações de força: atitudes de ataque e de defesa.
  • Identificar os estilos pessoais nas situações de conflito
  • Os conflitos-Autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos;
  • Os comportamentos chave e os meios práticos para reforçar uma atitude de base positiva;
  • Bloqueios pessoais.
  • Desenvolver as atitudes e comportamentos que facilitem a resolução dos conflitos
  • Fases do desenvolvimento dos conflitos:
  • Da perceção de incompatibilidade à busca das soluções.
  • Construir e manter um clima de confiança:
  • Utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos.
  • Atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação.
  • A negociação como forma positiva de resolução de conflitos
  • Situações de negociação na resolução de conflitos;
  • Negociar ou não negociar;
  • Principais estratégias de negociação: estratégia integrativa e distributiva;
  • Avaliar a relação de poder na negociação: poder expresso, poder real, poder percebido.

Atuar nas várias fases de negociação

Carga Horária: 8 Horas

Área de Formação: 347 – Enquadramento na organização/empresa

A importância da Legislação laboral na gestão de operações.
Destinatários: Direção e Coordenação Operacional.

Objetivos Gerais: Reconhecer e aplicar a lei laboral na contratação e gestão das relações de trabalho.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Identificar num contrato de trabalhos os direitos e deveres subjacentes;
  • Reconhecer, escolher e aplicar os diferentes tipos de contrato de trabalho;
  • Gerir o tempo de trabalho;
  • Aplicar as regras das férias faltas e licenças;
  • Escolher e aplicar as diferentes formas de cessação.

Conteúdo Programático:

O contrato de trabalho – o que é?

  • Diferentes Modalidades de contratos de trabalho;
  • Direito e deveres dos trabalhadores e dos

Duração e organização do tempo de trabalho:

  • Adaptabilidade;
  • Banco de horas;
  • Horário concentrado;
  • Isenção de horário de trabalho;
  • Trabalhos por

Férias, faltas e licenças As Diferentes formas de cessação do contrato de trabalho

  • Compensação por cessação do contrato de trabalho;
  • Formas de compensação.

Carga Horária: 8 Horas

Área de Formação: 347 – Enquadramento na organização/empresa

Supervisão

Planeamento, Controlo e Acompanhamento de projetos/ Operações.
Destinatários: Supervisão.

Objetivos Gerais: Este curso visa dotar os participantes de competências na área do planeamento e organização na gestão de projetos.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Reconhecer os diferentes elementos das competências técnicas, contextuais e comportamentais que constituem o perfil do profissional do supervisor.
  • Aplicar as técnicas de planeamento e estruturação de projetos;
  • Aplicar eficazmente as metodologias de gestão de projetos;
  • Implementar e acompanhar as diferentes fases do projeto.

Conteúdo Programático

A Supervisão: O Supervisor,

  • Os tributos principais.

Fundamentos gerais de planeamento e gestão de projetos

  • Planeamento: calendário, equipas, comunicação, contratos de fornecedores;
  • Organograma, cronograma e mapa de gestão;
  • Procedimentos; Prazo; Fluxograma.

Projeto

  • Pré-diagnóstico, recolha e análise de informação;
  • Identificação, objetivos e definição das estratégias;
  • Programação financeira;
  • Sustentabilidade;
  • Metodologia participativa de projeto;
  • Preparação do plano de acompanhamento e avaliação de trabalho.

Carga Horária: 14 Horas

Área de Formação: 347 – Enquadramento na organização/empresa

Recrutamento, Seleção e Integração de Colaboradores.
Destinatários: Supervisão.

Objetivos Gerais: Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos dos principais conceitos e técnicas de recrutamento, seleção e integração de novos colaboradores.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Conhecer as várias etapas e metodologias envolvidas no processo de recrutamento e seleção;
  • Identificar as fontes de recrutamento;
  • Definir um perfil de competências;
  • Reconhecer e identificar estratégias eficazes de recrutamento;
  • Definir e aplicar diversos instrumentos de avaliação de candidatos;
  • Reconhecer os fatores subjacentes ao processo de tomada de decisão;
  • Saber selecionar o candidato indicado para a função;
  • Elaborar um plano de acolhimento;
  • Definir estratégias de integração congruentes com a cultura organizacional.

Conteúdo Programático:

Introdução ao recrutamento

  • Recrutamento e Seleção;
  • A descrição e análise de funções.

Fontes de Recrutamento

  • Definição do perfil;
  • Meios e recursos utilizados;
  • Vantagens e desvantagens.

Entrevistas

  • Tipos de entrevistas;
  • Tipos de questionários;
  • Tipos de questões;
  • O guião de entrevista de seleção;
  • Métodos de avaliação dos candidatos;
  • Processo de tomada de decisão.

Integração de Colaboradores

  • Processo de integração e acolhimento de novos colaboradores;
  • Plano e manual de acolhimento.

Carga Horária: 8 Horas

Área de Formação: 347 – Enquadramento na organização/empresa

Metodologias da Formação.
Destinatários: Supervisão.

Objetivos Gerais: Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos básicos das metodologias de formação, bem como técnicas e saberes.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Identificar e caraterizar os métodos pedagógicos mais utilizados- Tipologia e regras;
  • Identificar as vantagens e desvantagens da aplicação dos diferentes métodos pedagógicos;
  • Saber qual o método e técnica pedagógica mais adequada ao público-alvo e ao contexto.

Conteúdo Programático:

O Formador da equipa

  • Perfil e suas competências;
  • A comunicação direta.

O Método

  • Métodos pedagógicos;
  • Tipos de métodos;
  • Vantagens e desvantagens dos métodos.

A Técnica

  • Técnicas pedagógicas;
  • Dinamização das metodologias pedagógicas.

Saberes aplicados a formação

  • 3 Saberes.

Carga Horária: 4 Horas

Área de Formação: 146 – Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas

Gestão do Tempo.
Destinatários: Supervisão.

Objetivos Gerais: Este curso pretende dotar os participantes de técnicas e ferramentas para melhor gerir e interpretar o fator tempo, assim como, conhecimentos dos principais princípios de gestão de tempo e organização.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Saber organizar as suas tarefas;
  • Identificar quais as ferramentas para melhor gerir o tempo;
  • Planificar a atividade em função de objetivos;
  • Saber delegar tarefas críticas;
  • Distinguir tarefas urgentes e importantes;
  • Saber gerir as emoções nos imprevistos.

Conteúdos Programáticos:

Princípios da gestão do tempo

  • Tempo como recurso;
  • Controlar o seu tempo;
  • Benefícios de uma melhor utilização do tempo;
  • Principio 80/20.

Técnicas de gestão de tempo

  • Planeamento – Instrumentos de auxílio;
  • Desperdiçadores de tempo – Tipos;
  • Definição de objetivos;
  • Ferramentas de gestão de prioridades.

Competências de gestão de tempo

  • Simplificação do trabalho;
  • Delegação de tarefas;
  • Gerir emoções: gestão de imprevistos e stress.

Plano de ação

  • Princípios básicos de delegação;
  • Reuniões: Sim ou Não?

Carga Horária: 4 Horas

Área de Formação: 090- Desenvolvimento Pessoal

Gerir e Motivar Equipas.
Destinatários: Supervisão.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Compreender os estilos de pensamento do líder;
  • Identificar o papel da liderança na organização e na equipa;
  • Definir motivação e conhecer os seus fatores críticos;
  • Dominar técnicas de motivação dos elementos da equipa;
  • Conhecer a mecânica e dinâmica das equipas.

Conteúdo Programático:

A Liderança

  • O papel do líder de sucesso;
  • Suas competências chave;
  • Estilos de pensamento do líder;
  • A Liderança Situacional;
  • O papel da liderança na organização e na equipa;
  • Funções do líder;
  • Liderar VS Gerir;
  • Comunicação eficaz e empatia do líder.

A Liderança e Tomada de Decisão

  • Tipos de tomada de decisão;
  • Tipos de atitudes na decisão de planeamento.

A Motivação do Líder para a Equipa

  • Tipos de Motivação;
  • Fatores de motivação e desmotivação;
  • Técnicas de motivação individual / grupo.

Carga Horária: 4 Horas

Área de Formação: 090- Desenvolvimento Pessoal

Relação Cliente e Gestão de Conflitos.
Destinatários: Supervisão.

Objetivos Gerais: Este curso visa dotar os participantes de competências na área da relação com o cliente. Nomeadamente aperfeiçoar os conhecimentos e as atitudes mais adequadas na relação comercial.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Identificar comportamentos e atitudes face ao cliente;
  • Identificar estratégias de comunicação a adotar no relacionamento com o cliente;
  • Reconhecer os elementos essenciais para um serviço de qualidade;
  • Saber identificar as necessidades básicas do cliente a aplicar em cada fase do relacionamento;
  • Relacionar o conflito com as oportunidades;
  • Distinguir diferentes tipos de conflito;

Conteúdo Programático: Relação Cliente

  • Componente Técnica;
  • Componente Relacional;
  • Tipologia de Cliente.

A Comunicação com o Cliente

  • Linguagem adequada;
  • Escuta ativa;
  • Empatia;
  • Reformulação / Feedback;
  • Questões Inteligentes.

Necessidades básicas do cliente

  • Quatro Necessidades básicas;
  • Quatro pontos essenciais para a qualidade na relação com o cliente.

Gestão de Conflitos

  • O Conflito;
  • Causas do Conflito;
  • Tipos de Conflito;
  • Vantagens e Desvantagens do Conflito;
  • Diferentes estilos de gestão de conflito;
  • O conflito como janela de oportunidades.

Carga Horária: 4 Horas

Área de Formação: 090- Desenvolvimento Pessoal

Outros Destinatários

Legislação Laboral com base no código do trabalho e no Contrato Coletivo de Trabalho do setor.
Destinatários: Área dos Recursos Humanos, Supervisores e Administrativos.

Objetivos Gerais: Este curso tem como objetivo dotar os formandos dos conhecimentos relativos à legislação laboral, aplicável às mais variadas situações decorrentes da Gestão de Recursos Humanos.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Identificar os diversos tipos de contratos de trabalho e saber quando aplicar cada um deles em função das diferentes realidades
  • Entender as especificidades das diferentes modalidades de cessação do contrato de trabalho
  • Conhecer o regime jurídico do tempo de trabalho, férias, feriados e faltas
  • Conhecer as principais características da retribuição e os aspetos essenciais para realizar o processamento salarial

Conteúdo Programático: 

Contrato de Trabalho

  • Contrato de trabalho sem termo
  • Como se define e que informações devem compor o contrato
  • Contrato de trabalho a termo
  • Qual o conteúdo essencial
  • Qual a duração do contrato
  • Contrato para trabalhadores a tempo parcial
  • Como se define o trabalho a tempo parcial
  • Qual o conteúdo do contrato a tempo parcial

Organização e duração do tempo de trabalho

  • Definição do horário de trabalho
  • Critérios a considerar na elaboração do horário
  • Qual a obrigação de afixar o mapa do horário de trabalho
  • Isenção do horário de trabalho
  • Trabalho Noturno
  • Noção
  • Duração
  • Acréscimos remuneratórios
  • Trabalho Suplementar
  • Definição
  • Condições de prestação
  • Duração e limites
  • Descanso compensatório
  • Acréscimos remuneratórios

Férias

  • O direito e as férias
  • Especificidades no contrato a termo
  • Consequências do fim do contrato no primeiro ano de vigência
  • Duração do período de férias
  • Marcação

Faltas

  • Diferentes tipos de faltas
  • Comunicação de ausência e apresentação dos justificativos de faltar
  • Faltas justificadas e injustificadas
  • Motivos justificativos
  • Dever de comunicação e apresentação do comprovativos
  • Efeitos das faltas injustificadas
  • Implicações das faltas na remuneração, antiguidades, processos disciplinares e cessação do contrato de trabalho

Cessação do Contrato de Trabalho

  • Resolução do contrato no período experimental
  • Circunstâncias em que pode haver cessação por iniciativa do trabalhador
  • Condições em que pode ocorrer a cessação por iniciativa do empregador
  • Motivos para despedimento coletivo
  • Procedimentos
  • Comunicações
  • Quais os requisitos necessários e comunicações obrigatórias para o despedimento por extinção do posto de trabalho
  • Cálculos indemnizatórios nas diferentes modalidades de cessação
  • Efeitos da cessação do contrato de trabalho no direito à formação profissional.

Retribuição e processamento salarial

  • Retribuição base
  • Subsídio de turno
  • Subsídio de trabalho noturno
  • Subsídio de alimentação
  • Subsídio de alimentação para trabalhadores que prestem trabalho aos domingos
  • Retribuição por isenção do horário de trabalho

Regime da parentalidade

  • Direitos em maternidade, paternidade
  • Licenças, dispensas e faltas
  • Proteção das trabalhadoras grávidas, puérperas e lactantes

Carga Horária: 14 Horas

O Novo Enquadramento Legal de Proteção de Dados
Destinatários: Diretores e Técnicos Jurídicos, Diretores e Técnicos de Recursos Humanos, Diretores e Técnicos de Informática e outros Cargos de Gestão e Direção.

Objetivos Gerais: Este curso tem como objetivo dar a conhecer aos participantes o âmbito de Aplicação da Lei de Proteção de Dados Pessoais nas Empresas.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Conhecer as Bases de Dados que se inserem no âmbito da lei de proteção de dados pessoais
  • Perceber como analisar os fluxos de dados
  • Entender quais os conceitos e as regras aplicáveis à interconexão de dados
  • Reconhecer os direitos do titular dos dados
  • Identificar quais as operações que implicam o tratamento de dados pessoais
  • Identificar as obrigações de segurança inerente ao tratamento dos dados
  • Perceber os cuidados a ter na aquisição de Bases de Dados externas

Conteúdo Programático:

1 – A Atual Lei de Proteção de Dados Pessoais (Lei n.º 67/98, 26.10):

  1. Definições e Conceitos Essenciais;
  2. Âmbito de Aplicação;
  3. Princípios e Regras Gerais;
  4. Interconexão de Dados Pessoais;
  5. Direitos dos Titulares dos Dados Pessoais;
  6. Obrigações das Empresas;
  7. Legalização de Tratamentos de Dados Pessoais junto da CNPD;
  8. Medidas de Segurança;
  9. Relação com Subcontratantes;
  10. Transferência de Dados Pessoais (dentro da UE e fora da UE);
  11. Caso Particular de Tratamento de Dados no Contexto Laboral;
  12. Regime Contraordenacional e

2 – O Novo Regulamento de Proteção de Dados Pessoais (Regulamento UE 2016/679, 27.04.2016):

  1. Enquadramento;
  2. Redefinição de Conceitos Essenciais;
  3. Âmbito de Aplicação;
  4. Redefinição de Princípios e Regras Gerais;
  5. Novos Direitos dos Titulares de Dados Pessoais, particularmente:
    1. direito a ser esquecido;
    2. direito à limitação do tratamento;
    3. direito à portabilidade dos
  6. Novo Paradigma das Obrigações das Empresas, designadamente:
    1. a proteção de dados desde a conceção e por defeito;
    2. novas medidas de segurança;
    3. registo de atividades de tratamento;
    4. notificação de violação de dados pessoais;
    5. avaliação de impacto sobre a proteção de dados pessoais;
    6. consulta prévia.
  7. Redefinição das Relações com Subcontratantes;
  8. Nova Figura do Encarregado da Proteção de Dados;
  9. Transferência de Dados Pessoais (dentro da UE e fora da UE);
  10. Novo Regime Contraordenacional e

Carga Horária: 4 Horas

Saúde e Segurança no Trabalho.
Destinatários: Todos os trabalhadores.

Objetivos Gerais: Dotar os formandos de conhecimentos gerais de Segurança e Saúde no Trabalho e principais exigências legais

Conteúdo Programático:

  • Enquadramento legal
  • Objetivos e Atividades Principais dos Serviços
  • Acidentes de Trabalho e Doença Profissional
  • Obrigações gerais do empregador
  • Obrigações e direitos gerais do trabalhador
  • Prescrições Mínimas de Segurança para os locais de trabalho
  • Equipamentos de proteção individual
  • Equipamentos de proteção coletiva
  • Sinalização de Segurança

 Carga Horária: 7 Horas

Área de Formação: 862 – Segurança e Higiene no Trabalho

Emergência e Primeiros Socorros no Local de Trabalho.
No âmbito da Saúde Ocupacional, considera-se “primeiros socorros” o atendimento de emergência prestado no local de trabalho em situação de lesão ou de doença súbita que ocorre antes de chegar o atendimento especializado de emergência, visando evitar/minimizar o agravamento do estado de saúde do trabalhador e/ou assegurar as suas funções vitais. Este conceito engloba os procedimentos primários e simples aplicados numa situação de emergência, e integra o processo de acionamento do pedido de socorro, comunicação e encaminhamento das situações de maior gravidade para atendimento especializado por profissionais de saúde.

Destinatários: Formação em “Emergência e Primeiros Socorros no local de trabalho” é dirigida aos trabalhadores em geral e prioritariamente aos trabalhadores responsáveis pela aplicação de medidas de primeiros socorros de uma empresa, estabelecimento ou serviço.

Objetivos Gerais: Permitir a capacitação dos trabalhadores quanto aos princípios e às práticas de socorrismo, de forma a estes ficarem aptos a atuar em situações de emergência que possam ocorrer no local de trabalho.

Objetivos Específicos: Concluída a Acão de formação os formandos devem ser autónomos na condução, triagem e aplicação das seguintes técnicas de socorro:

  • Abordagem e observação de uma vítima;
  • Procedimento de alerta adequado;
  • Identificação das prioridades do Pré-Socorro;
  • Procedimentos corretos nas Técnicas de Pré-socorro

Conteúdo Programático: Enquadramento: Noções gerais:

  • Primeiros socorros – conceito, princípios e objetivo (s) no contexto de trabalho
  • Principais aspetos legais relacionados com os primeiros socorros no local de trabalho
  • Sistema integrado de emergência médica (SIEM) – deteção, alerta, pré-socorro, socorro e transporte
  • Elos da cadeia de sobrevivência – comunicar, suportar, restabelecer e estabilizar
  • Referência aos efeitos do stress, medo, pânico e/ou outros.

Aspetos específicos da empresa, estabelecimento ou serviço:

  • Informação geral sobre o plano de emergência interno e o plano específico de primeiros socorros da empresa, estabelecimento ou serviço.
  • Identificação de potenciais situações de risco que podem desencadear situações de emergência no local de trabalho e a importância de prestar os primeiros socorros
  • Conteúdo e localização da(s) caixa(s) de primeiros socorros
  • Conteúdo e localização da lista atualizada de números de telefone de emergência

Técnicas e procedimentos de socorro à vítima em situações de emergência Suporte básico de vida:

  • Avaliação da segurança do local, da natureza do evento adverso e do potencial mecanismo de lesão da vítima
  • Avaliação da(s) vítima(s)
  • Principais dados/informações a prestar pelo socorrista/trabalhador quando aciona o pedido de socorro relativamente ao local e à vítima
  • Posição Lateral de Segurança (proceder a simulações práticas)

Socorro à vítima – situações específicas de emergência:

  • Técnicas e procedimentos (proceder a simulações práticas, sempre que aplicável) de avaliação e intervenção, que permitam reconhecer os sinais/sintomas da vítima e saber como atuar.

Alertas gerais no âmbito da prevenção:

  • Importância dos equipamentos de proteção individual na prestação de primeiros socorros (ex. proteção respiratória, luvas)
  • Importância das medidas de prevenção universal e específicas contra agentes biológicos relacionados com: o contacto sanguíneo e com outros materiais potencialmente infeciosos (ex. vacinação da Hepatite B); a eliminação de resíduos hospitalares decorrentes dos primeiros socorros
  • Informação sobre resgate e transporte de vítimas (politraumatizados)

Carga Horária: 7 Horas

Área de Formação: 729 – Saúde – Programas não classificados noutra área de formação

Gestão de Resíduos
Destinatários: Gestores e quadros médios com responsabilidades na gestão de resíduos ou com funções na área ambiental.

Objetivos Gerais: Conhecer e saber interpretar os requisitos legais associados à gestão de resíduos. Compreender as boas práticas de gestão de resíduos.

Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Identificar a legislação aplicável à gestão de resíduos.
  • Utilizar as principais regras de gestão de resíduos, como a classificação, transporte e destino final, bem como outras operações de gestão;
  • Aplicar as regras a que está sujeito o transporte de resíduos em território nacional;

Conteúdo Programático:

  • Ciclo de vida e hierarquia dos resíduos.
  • Classificação e identificação dos resíduos (abordagem LER).
  • Separação e Encaminhamento de Resíduos.
  • Entidades Gestoras e fluxos.
  • Transporte de resíduos
  • Enquadramento legal das e-GAR.
  • e-GAR: características, funcionamento e obrigações dos intervenientes.
  • Regras para o transporte de resíduos e Isenções.
  • Controlo operacional e legislação (comunicação obrigatória, registos e documentos).

Carga Horária: 4 Horas

Área de Formação: 850 – Proteção do Ambiente

Calendário e Preços

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