Negociação – Ultrapassar Conflitos e Negociar Soluções
Destinatários: Coordenadores Operacionais.
Objetivos Gerais: Este curso pretende dotar os participantes de técnicas de negociação e resolução de conflitos.
Objetivos Específicos: No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas;
- Construir uma relação de confiança durante o processo negocial;
- Conduzir um processo de negociação e encontrar soluções vantajosas para ambas as partes.
- Fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito.
Conteúdo Programático:
- A dinâmica relacional em situações de conflito
- Os tipos de conflito nas organizações;
- As relações de poder e o seu impacto na dinâmica relacional;
- A comunicação ineficaz como fator de conflito;
- As relações de força: atitudes de ataque e de defesa.
- Identificar os estilos pessoais nas situações de conflito
- Os conflitos-Autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos;
- Os comportamentos chave e os meios práticos para reforçar uma atitude de base positiva;
- Bloqueios pessoais.
- Desenvolver as atitudes e comportamentos que facilitem a resolução dos conflitos
- Fases do desenvolvimento dos conflitos:
- Da perceção de incompatibilidade à busca das soluções.
- Construir e manter um clima de confiança:
- Utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos.
- Atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação.
- A negociação como forma positiva de resolução de conflitos
- Situações de negociação na resolução de conflitos;
- Negociar ou não negociar;
- Principais estratégias de negociação: estratégia integrativa e distributiva;
- Avaliar a relação de poder na negociação: poder expresso, poder real, poder percebido.
Atuar nas várias fases de negociação
Carga Horária: 8 Horas