Desemprego em Portugal cai para mínimo de 16 anos

A taxa de desemprego em Portugal caiu, em Setembro, para 6,6%, o valor mais baixo desde Setembro de 2002. Contudo, em Outubro, o desemprego terá subido para 6,7%.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta quinta-feira, 29 de Novembro, os números que já havia avançado na estimativa provisória há um mês: a taxa de desemprego em Portugal desceu de 6,9%, em Agosto, para 6,6%, em Setembro, o valor mais baixo desde Setembro de 2002.

“Em Setembro de 2018, a taxa de desemprego situou-se em 6,6%, menos 0,3 pontos percentuais que no mês anterior, menos 0,2 p.p. em relação a três meses antes e menos 2,0 p.p. que no mesmo mês de 2017”, detalha o INE. “Desde Setembro de 2002 que não era observada uma taxa de desemprego tão baixa”.

Em relação a Agosto, a população desempregada diminuiu em 18 mil pessoas, ou 5%, enquanto a população empregada aumentou em 8,8 mil pessoas, ou 0,2%.

No entanto, o Instituto Nacional de Estatística estima que, em Outubro, a taxa de desemprego deverá subir um ponto percentual, para 6,7%, um valor que só será confirmado daqui a um mês.

População empregada cresce 0,2% em Setembro, mas volta a cair em Outubro

Os dados apurados relativos a Setembro apontam para uma subida de 0,2% da população empregada, que se traduz em mais 8,8 mil portugueses com trabalho em relação a Agosto.

No entanto, em Outubro, a estimativa provisória do INE indica uma diminuição de 0,1%, ou seja, menos 5,2 mil pessoas empregadas.

O Governo tem vindo a rever em baixa a taxa de desemprego e espera que esta tendência prossiga no próximo ano. O Orçamento do Estado prevê uma taxa de desemprego de 6,3% para 2019, seis décimas abaixo dos 6,9% previstos para este ano.

Publicado em: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/emprego/detalhe/desemprego-em-portugal-cai-para-minimo-de-16-anos