Comunicado APFS

A crise pandémica em que vivemos veio realçar a importância da limpeza e desinfeção de tudo o que possa ser passível de contaminar o ser humano.

Destacou os profissionais de limpeza e desinfeção como elementos essenciais, que sempre foram, mas que agora vêm reconhecida, de forma mais evidente, a indispensabilidade do seu trabalho, levado a cabo muitas vezes de forma invisível, porque o fazem fora de horas.

 A todos eles devemos estar gratos, pelo contributo decisivo que têm dado e vão continuar a dar, no combate à pandemia do COVID-19. Pela abnegação, pelo empenho e pela coragem que têm demonstrado, a APFS agradece publicamente todo o esforço dos profissionais de limpeza e desinfeção.

 Para as empresas do setor, esta crise representa um acréscimo de responsabilidade, porque mais do que nunca, está em causa a defesa da saúde pública e um serviço mal executado pode representar um foco de contaminação.

A APFS está segura de que as empresas associadas continuarão a ser exemplo de boas práticas, no que se refere à prestação do serviço, à relação com os seus clientes, aos direitos dos seus trabalhadores e também ao cumprimento das suas obrigações legais.

A sociedade em geral espera, e tem até o direito de exigir, que as empresas que efetuam os serviços de limpeza e desinfeção o façam, cumprindo as normas, não só as que são emanadas das autoridades de saúde, mas também todas aquelas que são definidas pela legislação laboral em geral e pelo contrato coletivo de trabalho em particular.

A APFS exorta também todos os clientes do setor para que sejam agentes proativos e contribuam para que os seus prestadores de serviços de limpeza e desinfeção sejam cada vez mais competentes e cumpridores.

E recomenda vivamente o maior cuidado na seleção do prestador de serviços, sem ilusões quanto aos preços baixos e outras habilidades comerciais, bem como sem complacências facilitadoras do incumprimento das normas legais e das boas práticas.

A qualidade do serviço é, agora mais do que nunca, um fator que faz toda a diferença, porque um mau serviço pode ser sinónimo de contaminação de muitas pessoas.

Por isso, a credibilidade tem que ser um dos principais fatores que suportam a tomada de decisão, para seleção do prestador de serviços.

Para além do combate à COVID-19, este deve ser também um momento de reflexão sobre o passado e, acima de tudo, sobre como reinventar o futuro que pode, e deve ser melhor.

A APFS continuará o seu percurso de dignificação do setor, pugnando pelo cumprimento das regras instituídas, e pela excelência dos serviços prestados pelas empresas que nele desenvolvem a sua atividade.

APFS.